Frases de personalidades históricas!

Musica Medieval

23/04/12

Resumos para o Teste Intermédio

Renascimento e Reforma
O renascer da Europa
Paralelamente aos descobrimentos, em algumas regiões da Europa, o Homem ia-se descobrindo a si mesmo.
De facto, nos séculos XV e XVI, foi-se, afirmando, em Itália, um movimento cultural chamado Renascimento, inspirado na cultura greco-romano que pretendia valorizar o Homem, orgulhoso de si próprio, confiava nas suas possibilidades para melhorar o seu destino da Terra – Antropocentrismo (anthropos – Homem + centro)

Focos de difusão do Renascimento
Algumas das cidades-estado italianas foram o berço do Renascimento, o que se ficou a diversos factores:
• A Península Itálica ter sido o berço da civilização romana;
• A existência de escolas e universidades de grande prestígio;
• Florença, Veneza, Génova, grandes centros de comércio, e Roma capital da Cristandade foram os centros do Renascimento.
Também os Países Baixos foram um grande centro renascentista, onde se destacava as cidades de Roterdão, Lovaina e Antuérpia.

O Humanismo
São chamados Humanistas todos os que, nos séculos XV e XVI, estudaram as línguas, os textos e os autores clássicos, criticaram a sociedade do seu tempo e demonstraram um especial interesse pela valorização do Homem.
Os Humanistas criticavam os abusos e excessos do clero e o luxo e ociosidade da nobreza.
Na literatura, distinguiram-se humanistas como Erasmo de Roterdão, Nicolau Maquiavel, Thomas More, Luís de Camões, Miguel de Cervantes e William Shakespeare.


Alargamento da compreensão da natureza
O Homem do Renascimento, curioso, crítico e também racionalista revelou grande interesse pela natureza. Analisou plantas e animais, especialmente os vindos dos novos mundos descobertos pelos Portugueses e Espanhóis, observou astros e estudou a anatomia humana.
O Homem do Renascimento promoveu o desenvolvimento de vários domínios do saber:
• Astronomia;
• Medicina;
• Matemática;
• Geografia;
• Botânica.

A arte renascentista
A arte renascentista inspirou-se nas obras greco-romanas.
• Arquitectura – Utilizava formas simples e lineares da arquitectura romana. Na arquitectura destacaram-se Brunelleschi, Alberti, Bramante, Miguel Ângelo e Andrea Palladio;
• Pintura – Os pintores renascentistas inspiravam-se na Natureza. Entre temas predominantes destacam-se o corpo humano, cenas do Cristianismo e a mitologia antiga. São utilizadas novas técnicas a pintura a óleo, a técnica da perspectiva e a técnica do sfumato. Na pintura destacaram-se Fra Angélico, Massaccio, Botticelli, Rafael, Leonardo da Vinci, Miguel Ângelo, Van Eyck e Albert Durer.
• Escultura – Representação do nu, de tradição grega e romana, atingindo-se grande perfeição anatómica, devido ao estudo do corpo humano. Na escultura destacaram-se Donatello, Verrocchio, Ghiberti e Miguel Ângelo.

Crise na igreja cristã: contestação e ruptura
Os finais da idade média foram tempos difíceis para a igreja pois vivia um período conturbado, devido aos abusos dos principais membros do clero, à acumulação de cargos, comportamento imoral, venda das indulgências, ostentação e riqueza.
Alguns papas do Renascimento encomendaram obras aos melhores artistas da época.
Em 1514, o papa Leão X, para poder pagar essas obras, mandou pregar, pela Europa, a concessão das indulgências, ou seja, o perdão dos pecados mediante o pagamento de determinada quantia.
Em 1517, na Alemanha o monge Martinho Lutero, proclama as “95 teses contra as indulgências”, dizendo que só Deus poderia perdoar os pecados do Homem. Em 1521 o papa excomunga Martinho Lutero, mas ele fica com o apoio dos príncipes alemães e acabar por criar uma religião de cariz protestante.

Luteranismo
O Luteranismo é uma religião protestante que foi criada por Martinho Lutero, na Alemanha defendia a teoria que só a Deus se deveria prestar culto e só ele poderia perdoar os pecados do Homem

Calvinismo
O Calvinismo é uma religião protestante que foi criada por João Calvino, na Suíça e defendia a teoria da predestinação segundo a qual o destino de cada pessoa e marcado por Deus e nada se pode fazer para o modificar.

Anglicanismo
O Anglicanismo é uma religião protestante que foi criada por Henrique VIII, na Inglaterra. Henrique VIII criou a religião movido por razões mais pessoais de que religiosas. O rei de Inglaterra tornara-se o chefe da igreja anglicana.

Contra-Reforma
A igreja católica reagiu à reforma (criação das religiões protestantes) através da contra-reforma, no Concílio de Trento, institui novas regras internas, com o objectivo de limpar a sua imagem. A igreja católica combateu o protestantismo através do Index, da Inquisição e da Companhia de Jesus.

1 comentário:

Unknown disse...

muito bom esperop tirar boa nota neste teste