Frases de personalidades históricas!

Musica Medieval

18/10/11

Os Descobrimentos Portugueses






Ao longo do século XIV, toda a Europa atravessava uma grave crise económica. Portugal não era excepção. Todos os grupos sociais procuravam expandir-se em busca de uma nova vida, mas a paz com Castela cedo definiu as fronteiras portuguesas. No entanto, o contacto com o mar fez-nos um povo de marinheiros e pescadores, atraídos pelo desconhecido.


A situação geográfica de Portugal, a sudoeste da Europa, com a sua faixa litoral voltada para o Atlântico e com uma costa recortada com bons portos, era propícia à navegação. O país voltou-se para o mar, Portugal lançou-se na Expansão Marítima.


Nas primeiras viagens, realizadas com barcas, navegava-se junto à costa e os marinheiros não tinham grande dificuldade de orientação.

Remover formatação da seleção
Utilizavam-se as cartas náuticas, onde se escolhia o destino, seguia-se o roteiro da viagem e mantinha-se o rumo com a agulha de marear (bússola).




No entanto, o espírito aventureiro, corajoso e destemido do povo português fez com que as viagens fossem cada vez mais longe, avançando em mares ignorados.



Sem cartas nem roteiros que orientassem os pilotos, era necessário contornar com cuidado os promontórios, observar os ventos, os abrigos e prestar atenção ao quebrar das ondas, para se evitarem os baixios.

Nas viagens de exploração a tarefa essencial que competia aos marinheiros era a de colherem todas as informações sobre o oceano navegado e os lugares que visitavam.



Assim se actualizavam os roteiros e se passavam as informações aos cartógrafos, que melhoravam o rigor das cartas.

Ouvia-se dizer que o mar engolia os barcos, que havia monstros...

O Sol era tão quente que a água fervia...
















No entanto, o receio dos marinheiros portugueses eram as calmarias: o navio, sem vento, ficava à deriva durante um tempo sem fim e, neste clima quente, rapidamente se esgota a água.


Sem comentários: