Frases de personalidades históricas!

Musica Medieval

20/05/10

Eventos...


DIA DA HISTÓRIA
Da iniciativa da revista Fórum Estudante, o Dia da História é um concurso nacional de trabalhos de recriação de factos da História de Portugal, dirigido a alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, e que tem por objectivo proporcionar um aprofundamento do conhecimento da História de Portugal, de forma lúdico-pedagógica e em clima de festa.
As equipas seleccionadas (20 escolas a nível Nacional) farão a apresentação dos seus trabalhos no Dia da História 2010 que decorrerá em Lisboa, no Castelo de S. Jorge, no dia 10 de Junho, das 9h30m às 19h.
Assim será, a Nossa escola estará presente com as alunas do 9ºA.
Ana Isabel Azevedo
Cátia Veloso
Vera Ribeiro


FEIRA TRADICIONAL

No dia 17 de Junho, pelas 9h, uma Feira Tradicional (quase) a rigor, preencherá o penúltimo dia de Encerramento do Ano Lectivo na nossa escola.
Esta feira, apesar de pretender representar uma das expressões mais interessantes do período medieval, constituirá um local privilegiado de negócio, de encontro e de lazer e assumirá, principalmente, uma função pedagógica/lúdica; recriação histórica do comércio, das artes e dos ofícios medievais e apresentação do artesanato nacional.
Os artesãos, mercadores e artífices, estarão presentes na escola, para fabricarem e comercializarem, nas suas próprias tendas, os materiais e produtos característicos da época medieval, tais como bordados e rendas, ourivesaria, instrumentos musicais, brinquedos de chapa e madeira, sapatos gigantes, enchidos e produtos hortícolas, entre outros. Para provar que em tempo de festa não há maleitas e que na época medieval também se comia, haverá tendas destinadas à alimentação, onde será servida a sopa de pedra, bola tradicional de carne e limonada q.b….
Ao longo de todo o dia, o espaço será animado com divertimentos da época como jogos tradicionais, músicas medievais, passeios de cavalo e declamação de quadras populares. Com esta Feira Tradicional, os alunos e professores prometem uma viagem ao passado, remetendo os visitantes à lembrança dos tempos de outrora, onde as feiras tinham um papel fundamental nas trocas comerciais realizadas entre produtores, consumidores e distribuidores, em locais e prazos determinados, corrigindo assim a falta de comunicações fáceis e rápidas da época.

Sem comentários: